top of page
Whatsapp Micro Market Vendpago.png

Mergulhando na experiência de compra do micromercado

  • Foto do escritor: Grigio Comunicação
    Grigio Comunicação
  • 25 de jul. de 2023
  • 3 min de leitura

experienNesta sessão educacional do NAMA Show 2023, Andrew Boudreaux, especialista em gerenciamento de categoria da Hershey Company, compartilhou dados para ajudar os operadores de micromercado a entender a experiência de compra do consumidor.

O planograma pode ser fundamental para a experiência de compra em um micromercado.


- por Bob Tullio, Vending Market Watch.

Tradução de Micro Market Brasil.


Para Andrew Boudreaux, especialista em gerenciamento de categoria da Hershey Company, estudar dados é realmente a única maneira de entender a experiência de compra do consumidor. Atuou em diversos setores do varejo, desde lojas de conveniência até varejo especializado, que abrange diversos canais, inclusive micromercados. Usando dados, ele compartilhou o que os operadores de micromercado devem saber sobre:


  • Qual o papel dos doces dentro de um micromercado?

  • Qual embalagem é mais adequada para o comprador do micromercado?

  • Como maximizar a venda de ingressos em um micro mercado por meio de merchandising informado;

  • Dedicando espaço para transformar categorias de produtos.

Qual é a tendência na experiência de compra?

Boudreaux apontou quatro tendências de consumo que são impactantes em 2023.

  1. Migração – Um deslocamento da população para os subúrbios e movimentos de estado por estado.

  2. Home centricity e a busca pela felicidade – Uma mudança para comer em casa, aproveitando o valor de estar em casa.

  3. Padrões alimentares geracionais – Os compradores são mais influenciados por produtos “melhores para você” e estão comendo durante o dia.

  4. Inflação e incerteza econômica – Impactando a forma como os consumidores compram.

Crescimento nas categorias de lanches

De acordo com dados de lojas de conveniência acumulados pela The Hershey Company, nas últimas 52 semanas, a maioria das categorias de salgadinhos está superando o crescimento total das lojas de 7,6%, com salgadinhos subindo 16%, biscoitos e biscoitos 14% e doces 12,8%. “Acreditamos que essa tendência continuará com base em dados históricos”, disse Boudreaux. “Se você olhar para o período de 2007 a 2009, o PIB caiu 5% e os gastos com consumo pessoal também caíram 2,5%, mas as vendas de balas, balas e chicletes subiram 8%.”


Boudreaux disse que espera que o crescimento em todas as categorias de lanches seja de 5% a 7% em 2023 e 2024.


Micromercados e doces

Boudreaux disse que doces e salgadinhos são uma grande categoria nos micromercados e não podem ser negligenciados. Enquanto o chocolate lidera o caminho, os doces de todos os tipos experimentaram um crescimento significativo, em grande parte devido à inovação e ao interesse da Geração Z e dos consumidores da geração Y (Millenials).


King versus tamanho padrão

Os produtos king-size são mais populares do que as seleções de tamanho padrão, uma mudança que aconteceu e não diminuiu desde 2014, disse Boudreaux. Os consumidores decidiram que preferiam, e os varejistas viram melhores margens em tamanhos king. Desde 2014, os tamanhos king tiveram o crescimento em três vezes acima dos tamanhos padrão. É fundamental ter itens king-size em um micro mercado, acrescentou.


Doces - uma compra rápida e por impulso


Boudreaux observou que as compras de doces são feitas rapidamente. Os compradores andam quando não conseguem encontrar o que querem. Em média, 59 segundos são gastos em um corredor procurando um produto, com quase 50% dos compradores gastando apenas 30 segundos ou menos. Decisões rápidas são tomadas. Consequentemente, Boudreaux disse que as operadoras precisam facilitar para que os compradores encontrarem suas opções favoritas.


Maximizando a venda de ingressos em um micromercado por meio de merchandising informado


Boudreaux disse que a Hershey Company oferece um planograma padrão-ouro para o varejo e está aplicando os mesmos princípios para os micromercados. Ele exorta as operadoras a usar os dados para configurar seus micromercados para desempenho máximo. Ele acrescentou que seus próprios dados de ponto de venda, combinados com os dados do operador, forneceram a eles “o molho secreto”.


Tomando decisões assertivas para colocação de produtos


Embora cada planograma seja diferente, com base na demografia e em outros fatores, os dados de Boudreaux sugerem o seguinte para operadores de micromercado:

  • Conduza o corredor com salgadinhos, barras e refeições;

  • Mantenha as categorias de impulso próximas ao quiosque;

  • Mantenha produtos semelhantes juntos;

  • Organize as marcas poderosas para facilitar as compras;

  • O ajuste do planograma uma vez por ano é suficiente;

  • Consulte as lojas de conveniência locais para obter orientações sobre o planograma;

  • Use a análise de espaço para venda para obter o sortimento certo.

Boudreaux sugeriu que as operadoras usassem uma combinação de dados do setor e seus próprios dados para desenvolver os melhores planogramas. Ele também convidou operadores para colaborar com sua equipe, compartilhar e acumular dados.


Comments


bottom of page